Após baderna de populares nas galerias da Câmara Municipal de Severínia, o presidente Denis Correia Moreira, o Denão, encerrou a sessão ordinária que sequer tinha dado abertura oficial. Tudo foi registrado em filmagens da Câmara e do Diário, além da cobertura fotográfica.
Alguns populares, no entanto, foram pacificamente reivindicar, com faixas, uma maior pressa na votação do projeto do futuro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que, por não ter sido solicitado em regime de urgência pelo prefeito Edwanil de Oliveira, o Nil, está em trâmite pelas comissões internas da Câmara. Estes, também, foram prejudicados pela incitação gratuita de alguns, conforme indicado pelo presidente Denão no Boletim de Ocorrência lavrado na presença dos policiais militares que estavam na Casa, a seu pedido. “Além disso, há senhoras e crianças no ambiente, preciso impor a ordem e garantir a segurança e integridade de todos”, disse Denão.
A intenção do presidente é cumprir as prerrogativas que tem conforme o Regimento interno da Casa, ou seja, entre elas a de manter a ordem, o respeito, o bom andamento da sessão e a participação democrática da população dentro das normas previstas, além do respeito à instituição e ao direito democrático da maioria de assistir e, se for o caso, participar através do instrumento legal da Tribuna Livre, e não ‘bate boca’ com vereador enquanto a sessão se desenrola, como vem ocorrendo sistematicamente, inclusive envolvendo as mesmas pessoas nas galerias.
Também, conforme foi divulgado ontem pelo Diário, é intenção do presidente Denão provocar a instauração de um Inquérito Policial ou mesmo na alçada do Ministério Público, sobre os Direitos Constitucionais do Cidadão, para identificar e, se for o caso, processar os responsáveis pelas sucessivas intervenções anti-regimentais naquele legislativo.
Segundo o boletim de ocorrência lavrado por Denão, ele identificou na confusão de ontem o irmão do vereador Breno, o Bruno da Silva Alves; Cidão, que trabalha para o vereador Nenê Empreiteiro; Aldo, ex-funcionário do prefeito Nil; Willian, que ocupa cargo comissionado na prefeitura daquela cidade e, também, Evandro, vulga ‘Cabeça’, também, comissionado na prefeitura.
Confira a íntegra do Boletim de Ocorrência: