Foi realizada na manhã desta segunda feira, 26, no plenário da Casa de Leis, uma audiência pública convocada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Denis Correia Moreira, para tratar do tema Segurança.
Em pauta, os incêndios criminosos que estão aterrorizando os proprietários de ônibus rurais do município.
Compareceram representantes dos empreiteiros e proprietários de veículos de grande porte, o vice prefeito Guilherme Secchieri, o comandante interino do GP local da Polícia Militar, Sargento Granados e o chefe da Guarda Municipal, Tenente PM reformado Odair.
O presidente Denis abriu o debate relatando a necessidade de buscar soluções para a crescente sensação de insegurança dos proprietários de ônibus no município.
Em seguida, Sargento Granados enfatizou a importância da população denunciar fatos criminosos. "Apesar da Polícia Militar trabalhar diuturnamente, não somos onipresentes, por isso contamos com a ajuda da população, que pode fazer as denúncias sem se identificar no 190, e assim, juntos, poderemos combater a criminalidade de forma eficiente. A maioria das prisões acontecem por que algum cidadão fez a denúncia, isso faz toda a diferença." Explicou e ressaltou. "Não adianta achar que aquele delito não tem nada a ver com você, porque tudo está interligado e uma hora o que você deixou de denunciar pode gerar conseqüências que chegue até você".
O tenente Odair sacramentou a necessidade de trabalho em conjunto e colocou o serviço da Guarda Civil Municipal a disposição. "Esses crimes podem ter vários tipos de motivação diferentes, por isso é importante a denúncia da população. Sempre tem alguém que vê mas não quer se envolver, isso vira uma bola de neve. É preciso prender que fere as leis ". Disse.
Durante os diálogos surgiram algumas idéias para combater os casos de incêndios criminosos. Uma delas foi criar nos postos de abastecimento uma ficha que deverá ser preenchida com nome e horário de quem comprar combustível avulso.
Outra sugestão foi a criação de um pátio para abrigar todos os veículos dos proprietários interessados em uma maior segurança. A prefeitura emprestaria um terreno e os usuários arcariam com os custos de vigilância e segurança.
Mais polícia nas ruas
Ao final da audiência, o presidente Denis elaborou um requerimento pedindo a Prefeitura, que seja instaurada a Atividade Delegada no município. Trata-se de uma parceria com a Polícia Militar, já bem sucedida em outros municípios da região, aonde os policias que quisessem, poderiam trabalhar em suas folgas, com recebimento por conta do município. Aumentando assim a quantidade de policias nas ruas.
O requerimento foi assinado por todos os vereadores e protocolado na manhã desta terça feira, 27, na Prefeitura Municipal para apreciação do prefeito.
Segundo Denis, as outras idéias sugeridas na audiência entrarão na pauta da primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que se realizará no dia 02 de fevereiro às 20hs.